O Tão Famoso Mercúrio Retrógrado

Mercúrio Retrógrado

Mercúrio Retrógrado

O Movimento Retrógrado de um planeta é o movimento de aparente desaceleração, parada e reversão de direção de sua órbita planetária através dos graus do zodíaco, como observado da Terra (Geocêntrico). Este fenômeno é uma ilusão óptica causada pelo movimento da Terra passando os outros planetas em diferentes velocidades orbitais.
 
Todos os planetas, exceto os Luminares (Sol e Lua), aparentam o Movimento Retrógrado, sendo Mercúrio o mais famoso deles. Mas o que realmente acontece durante Mercúrio retrógrado aqui na Terra? Por que por vezes ele nos afeta, e outras vezes não? Este artigo tem como objetivo desmistificar o véu, revelando mitos e fatos sobre este período tão falado que ocorre três vezes por ano.
 
Mercúrio tem uma órbita de 88 dias ao redor do Sol e retrograda entre 20 e 24 dias 3 vezes ao ano (18%). Primeiro há um período em que ele fica mais lento, para então parar completamente num determinado ponto no zodíaco, e daí o Planeta procede com seu movimento para trás na ordem zodiacal. Mercúrio retrógrado pode retroceder tanto quanto 16 graus ou apenas 9 graus de onde começou, quando após cerca de três semanas, pára novamente e retoma seu curso natural para frente.
 
A razão pela qual Astrólogos levam este movimento aparente em consideração tem a ver com o significado simbólico atribuído ao movimento do planeta. Eles indicam um período em que os temas relacionados a Mercúrio se comportam de uma maneira incomum. De um modo geral Mercúrio representa processo de pensamento, comunicações, mensagens, contratos, sistema de correio, tecnologia, transporte, viagens curtas, eletrodomésticos, computadores e a educação básica. Portanto tudo o que é simbolizado por Mercúrio começa a apresentar demoras, manifestando interrupções, exigindo atenção redobrada, e muitas vezes requer a repetição daquilo que já foi feito.
 
Então, para sobreviver a este período, aqui estão algumas dicas para não perder o bom humor:
 
1. Certifique-se de ser claro …
 
Antes de enviar um e-mail, carta, proposta ou fazer uma apresentação, reveja o seu trabalho três vezes antes de clicar no botão “enviar”. Além disso, durante conversas formais, certifique-se de que você está sendo muito claro e passe a sua idéia dizendo a mesma coisa tantas vezes quanto for necessário, a fim de ter seu ponto de vista bem entendido.
 
2. Faça um back up!
 
Computadores são famosos por andar lento e se começam a travar durante os períodos de Mercúrio retrógrado, é hora urgente de fazer um back up! Faça uma cópia de todos os seus documentos importantes, incluindo coisas que já estão “back-upadas” em servidores remotos, pois estes podem falhar também!
 
3. Adie para fazer grandes compras
 
Se não for urgente, você não deve fazer grandes compras durante este período. Seu pedido pode ficar confuso com outra pessoa, o produto que você obteve pode não ser exatamente o que você esperava, ou você simplesmente toma a decisão errada e compra algo não queria. Em vez disso, tente reorganizar a sua casa, reciclar suas roupas na costureira e recondicionar os seus sapatos!
 
4. Conserte o que está quebrado
 
Durante o período retrógrado conserte, recicle e faça reparos. Seu veículo merece atenção especial… é uma boa idéia verificar seus pneus, já que seu modo de transporte pode precisar de um tune-up. Então pegue sua bicicleta da garagem, leve para o bicicleteiro e arrume o que precisar ou, se não tiver uma, compre de segunda mão, e conserte. Este é um ótimo exercício para os períodos retrógrados.
 
5. Retome projetos anteriores que foram deixados inacabados
 
Uma coisa boa que pode ser feita durante o período em que Mercúrio está retrógrado é checar os projetos iniciados há um tempo atrás, mas que por alguma razão foram deixados inacabados. Clientes que te contataram mas não fecharam negócio, uma conversa do passado que deixou dúvidas, ou revisar um projeto que estava quase pronto são ótimos tópicos para este período.
 
Nem todos os períodos em que Mercúrio está retrógrado são iguais…
 
Agora, Mercúrio retrógrado não afeta a todos da mesma forma em todos os momentos. Como este te afetará depende muito de onde Mercúrio começa a regredir e se este ponto toca qualquer um dos seus planetas ou ângulos de seu Mapa Natal. Por exemplo, se você tem um Stellium e Mercúrio retrograda no topo de todos os seus planetas, isto é um sinal de que vai haver uma interrupção ou demora para a realização de algum projeto.
 
A fim de determinar quais as áreas de sua vida que estarão em destaque, olhe para a casa natal em que Mercúrio está para uma idéia geral da área a ser afetada. Se esta casa conter Planetas, então a casa regida por este Planeta também será afetada, além da Casa a qual este Planeta está situado. Estas áreas vão funcionar abaixo do ideal, apresentando atrasos, pausas, intervalos e mal-entendidos.

Um bom conselho: o que devemos fazer então é persistir, fazer mais de uma vez, tentar outra vez.
 
Em se tratando de trabalhos originados durante estes períodos, há várias possibilidades que são propensas a acontecer. Os contratos terão que ser re-escritos, e-mails podem ser não recebidos, e entregas pode experimentar algum tipo de atraso. Iniciar projetos grandiosos realmente não é aconselhável, pois estes podem encontrar obstáculos e serem interrompidos antes de ver a luz do dia.

Mas para problemas corriqueiros muitas vezes basta um esforço extra. Dizer que você não deve fazer nada durante Mercúrio retrógrado e que tudo que você faz vai sair errado é um exagero grosseiro. Muitas vezes a chance de fazer de novo é uma chance para fazer melhor.
 
Mercúrio é o Planeta regente de Gêmeos e Virgem (dois signos Mutáveis) e tal qual os signos que representa, este Planeta também é bastante maleável, adaptando-se bem tanto a períodos Diretos quanto Retrógrados. Invista nesta maleabilidade e use este período para dedicar-se a atividades repetitivas, que remetem ao passado, ou apenas reflexões que irão florescer em grandes e bem sucedidos projetos no futuro.

WRITTEN BY: AstroPaula

“Paula Belluomini, CAP, é uma consultora Astrológica residente no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ.”

No comments yet.

Leave a reply

Reset all fields