Ingresso do Sol em Áries 2017

Uma das ferramentas mais tradicionais do Astrólogo mundano tem sido analisar o mapa do momento exato em que o Sol ingressa nos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), no local da capital do país. O ingresso do Sol nestes signos não só marcam a mudança das estações, os pontos dos Solstícios e Equinócios, mas também o marco de como o ano vai se desenrolar naquele país.

Uma regra geral é que se o Ascendente estiver em um signo Cardinal, este mapa astral é válido por apenas 3 meses. Se o ASC estiver em um signo Mutável, o mapa é válido por 6 meses, quando se analisa o mapa de ingresso de Áries e o mapa de ingresso de Libra. Se o ASC estiver em signo Fixo, então este mapa é válido para o ano inteiro.

Neste caso (2017 em Brasília) temos o Ascendente em Áries e portanto este mapa é válido por apenas 3 meses.

20 de Março de 2017 – Ingresso do Sol em Áries

Este não é um dia qualquer no ano… 20 de Março às 7:29h é quando o Sol ingressa no signo de Áries tropical e cruza o Equador celeste. O número de horas entre o dia e a noite são iguais – por isso o nome Equinócio – que dá início ao Outono no Hemisfério Sul e a Primavera no Hemisfério Norte. O momento exato em que o Sol cruza o Ponto Vernal é o Ano Novo Astrológico e 2017 apresenta um mapa que não vai deixar ninguém no tédio.

O mapa em Brasília, que se reflete para o âmbito nacional, traz o Ascendente em Áries, já indicando um período de muitas iniciativas. Seu regente, Marte, está em detrimento em Touro na 2a casa, o que representa uma preocupação com a economia e gastos desnecessários. O Agronegócio também pode se manifestar nesta configuração, pois Touro lida com a Terra e Marte indica ação, iniciativa e desbravamento. Porém, uma recepção mútua entre Marte e Vênus ameniza as más consequências disto no Brasil, além de termos Mercúrio ascendendo, o que acentua maleabilidade e o famoso jogo de cintura. Outro fator atenuante é Júpiter em Libra na 7a casa que traz incentivos vindos de fora.

Plutão bem no Meio-Céu sugere que o poder adquirido desde a derrubada da presidente eleita pelo voto popular vai continuar usando recursos obscuros no uso da autoridade. Esta configuração está bastante marcante pois toda a quadratura-T que envolve Plutão, Urano e Júpiter está nos ângulos. Plutão na 10a aliado a Urano na 1a Casa em quadratura sugere desacordo e conflito entre o governo (10a Casa) e a população como um todo (1a Casa). Plutão frequentemente significa imposição de poder e totalitarismo e Urano simboliza revolta e tumulto.

170320_AriesIngress
Ingresso do Sol em Áries em 2017

Num quadro mais amplo temos também um cenário tenso. Primeiro, a aproximação da Lua a Saturno, no mesmo grau 27º, significa que o povo (em muitas partes do mundo) vai se deparar com decepções, onde os que mais sofrem são grupos e famílias que terão de lidar com um governo intransigente e moroso que pouco se preocupará com o bem-estar social. A Lua representa o lar e esta conjunção pode indicar problemas com moradia e propriedade. Saturno está estacionário e entra em retrogradação no começo de Abril. Durante este período veremos o iniciar de projetos longos no ajuste de leis antigas que não mais atendem à realidade vigente.

Mais um aspecto de preocupação é a Vênus em detrimento no grau 8º de Áries que se caracteriza como um grau de guerra e disputa, e vemos que no cenário internacional uma situação bastante delicada se desenrola. Os relacionamentos diplomáticos entre Syria e Netherlands podem desencadear todo um movimento conflituoso entre a população Mulçumana que vive na Europa e a recepção mútua entre Marte e Vênus favorece a ajuda mútua entre estes dois Planetas que no momento se deparam com a incompatibilidade ideológica que vivem.

170320_AriesIngress_carto
Ingresso Áries AstroCartography

Outro fator marcante é Júpiter em seu movimento retrógrado formando a 2a quadratura com Plutão agora – dia 30 de Março – ativando mais uma vez a quadratura-T que envolve Júpiter, Urano e Plutão, desestabilizando a sociedade como um todo. A 1a quadratura ocorreu dia 24 de Novembro de 2016 a 15º e a 3a ocorrerá depois que Júpiter retomar seu movimento direto a 17º em Agosto de 2017. Esta configuração que perdurará até o final do ano, faz emergir avanços tecnológicos, grandes descobertas científicas, e considerando o envolvimento de Plutão, conhecimentos antigos serão desenterrados e trazidos à luz. Em Cairo há pouco se descobriu uma grande estátua numa região pobre da cidade que, se cavada com mais afinco, produzirá mais descobrimentos significativos capazes de alterar paradigmas.

AstroPaula
Paula Belluomini, CAP, é consultora Astrológica focada em Astrologia Natal e nos Regentes do Tempo.