com Vênus e Mercúrio retrógrados neste Janeiro
< Sol em Capricórnio forma conjunção a Plutão – Autoridade máxima>
O mês de Janeiro de 2022 inicia com uma Lua Nova bastante motivada a 12°♑︎20′ de Capricórnio, um signo Cardinal do elemento Terra que tem como lema o trabalho, a ambição e a vontade de vencer. São bastante determinados então aproveite este novo começo e trace planos realistas para seus objetivos mais ambiciosos!
Mas antes de entrar em Janeiro em si vamos dar uma olhada no final de Dezembro, mais especificamente da passagem de Marte pelos graus do último Eclipse a 12º de Sagitário. No final do Ano de 2021, precisamente no dia 31, Marte transita pelo grau do Eclipse que é o grau do ASC da nação dos EUA, como eu observei na minha última apresentação do Planetarium a convite do nosso colega Carlos Hollanda
(estou colocando um link deste vídeo aqui para vocês verem…https://www.youtube.com/watch?v=ExjK8QQijBs)
É uma data crítica porque não só o trânsito de Marte pelo grau do Eclipse Solar, mas também a Lua vai fazer uma ocultação neste dia neste mesmo grau. Então houve o receio de que esta manifestações mais uma vez se tornem violentas, saissem do controle e que poderiam vir a causar conflitos entre Nações, mais especificamente envolvendo os EUA, mas estamos aliviados que correu tudo bem durante o Reveillon.
Porém vemos nas notícias recentes que está havendo ameaças nucleares e uma aceleração na corrida armamentista, tanto que em reuniões virtuais Cinco das maiores potências nucleares do mundo prometeram na segunda-feira trabalhar juntas por “um mundo sem armas nucleares” em uma rara declaração de unidade em meio ao aumento das tensões entre o oriente e o ocidente.
Esta reação de unidade talvez tenha vindo deste trânsito muito importante deste final de ano que é a entrada de Júpiter no signo de Peixes. Peixes é o domicílio tradicional deste Planeta expansivo e protetor, então basicamente benéfico. Júpiter permanece em Peixes até Maio quando ingressa em Áries dia 10. Forma conjunção a Netuno dia 12 de Abril, uma data a ser celebrada!
Durante este período as pessoas encontrarão mais alento e um ponto focal em suas próprias filosofias, ou religião. É um momento de busca de comunhão e compaixão, quando ideologias e crenças são colocadas em primeiro plano. Mas também pode aumentar a necessidade da importância das crenças e religiões e desta forma aumentar os conflitos já acentuados de guerra entre religiões na sensível área do Oriente Médio pois as demonstrações de paixão neste sentido estarão afloradas.

Dia 2 de Janeiro 2022 em Brasília, DF
Muito bem vamos então entrar nas Lunações de Janeiro – LUA NOVA dia 2 de Janeiro a 12°♑︎20′ de Capricórnio com Vênus ainda está retrógrada. Num nível pessoal pode-se perceber mais claramente problemas nos relacionamentos, sejam estes de românticos ou de amizade, quando questões que talvez tenham ficado mau-resolvidas tendem a ser revisitadas. A tendência é retroceder a assuntos que incomodaram para resolvê-los; muitas vezes querer liberar relacionamentos tensos ou quem sabe dar um tempo para colocar a cabeça e o coração em ordem.
Outra manisfestção pode ser haver uma nova circunstância a qual devemos nos ajustar, e neste caso quem sabe relacionado ao trabalho já que Vênus está em Capricórnio. Preste atenção é claro na casa em que Vênus transita em seu Mapa Natal quando os assuntos relacionados à Casa e a Vênus tendem a se misturar.
Outra manifestação comum que acontece também durante este período é amantes antigos voltarem a ligar, tendendo a retomar assuntos do passado, para trazer de volta paixões antigas.
Este é também um momento em que socialmente há uma exposição das desigualdades sociais sejam elas de caráter racial, de classe ou gênero. Como Vênus neste caso está conjunta a Plutão o aumento do domínio entre classes pode ficar evidenciado e por consequente verificar abusos. Assim como nos relacionamentos, o aumento da violência contra a mulher infelizmente pode aumentar, mais crimes de paixão podem ocorrer. Então fique atenta contra relacionamentos abusivos, obsessivos ou violentos. Vênus permanence em Capricórnio por quase 4 meses – até meados de fevereiro.
Mais uma vez preste atenção aos assuntos da Casa on Capricórnio habita em seu Mapa Natal que estas áreas merecem atenção redobrada, quem sabe sob uma ótica romântica.
Datas que devemos prestar atenção:

Dia 8 de Janeiro: Sol e Vênus em conjunção inferior a 18º de Capricórnio. Momento de ‘reset’ nas questões que envolvem o feminino, ou tudo aquilo que Vênus represnta: relacionamentos; as mulheres e seu papel na sociedade; questões de gênero; desigualdades sociais, racismo, machismo, domínio de classes; a classe artística, diversão, socialização, entretenimento.
Dia 11 de Janeiro: Marte em quadratura a Netuno. Nebulosidade nas ações, direção difusa talvez propositalmente na intenção de confundir; exageros, mentiras, medo.
Dia 14 de Janeiro: Mercúrio retrógrado. Mercúrio retrógrado é sempre um bom momento de pausa e revisão, ao invés de iniciar grandes projetos, é melhor resgatamos e retomar planos que ficaram perdidos no passado. Antecipe demoras.
Dia 16 de Janeiro: Sol e Plutão em conjunção. Momento de tensão, considerando que Mercúrio retrógrado faz 3 conjunções a Plutão. Há uma ênfase que indica a volta dos assuntos muito sérios em relação ao domínio desenfreado, que pode levar a ameaças, inclusive nuclear, como assunto.
8 de Janeiro
Vênus retrógrada faz conjunção inferior ao Sol a 18º♑︎43′ de Capricórnio o que é meio do caminho andado em seu período de retrogradação. Neste momento Vênus fica evidenciada e poderosa quando cazimi. Este ponto de conjunção ao Sol no período de retrogradação é um ponto de virada: Vênus passa de estrela matutina para estrela vespertina e muda de fase. Isto significa uma mudança em nossa abordagem quanto aos assuntos relacionados a este planeta, pois a reflexão chega naquele ponto de virada quando a profunda contemplação cria novos insights, e podemos elaborar resoluções com mais maturidade e critério.
Em se tratando de Vênus estas reflexões revolvem em torno dos relacionamentos, desejos, prazeres e alegria, o modo como interagimos com os outros e nosso vontade de conexão. Da mesma forma, e principalmente por estar em Capricórnio, talvez recaia na forma de exprimir mais claramente seus limites, até onde os outros podem ou não solicitar sua atenção e a melhor maneira de reorganizar as parcerias e as responsabilidades de cada um.
O último período retrógrado de Vênus em Capricórnio ocorreu há oito anos atrás, entre Dezembro e Janeiro de 2014. Tente lembrar-se do que ocorreu naquela ocasião para traçar paralelos, e claro preste atenção aos assuntos da casa onde Vênus transita em seu Mapa Natal.
O período retrógrado de Vênus continua até 29 de Janeiro – quando estaciona para retomar seu movimento direto a 11º♑︎05 de Capricórnio. Aproveite porém este momento de virada, quando uma chance única de estabelecer novas metas em seus relacionamentos se apresenta.
• Dia 17 Lua Cheia a 27°♋︎51′ de Caranguejo

17 de Janeiro de 2022
Lua em oposição ao Sol e Plutão em conjunção
• pode-se ter a tendência de acirramento da corrida armamentista
• conflitos entre países – domínio dos mais poderosos
• violência e guerra
• autoritarismo e imposição
- manifestações a favor da igualdade e direitos humanos
– que são recebidos com freio - tentativa de controle
– abuso de autoridade
• e outra correlação é que estes aspectos vem
• coincidido com o aumento do controle de contenção da pandemia
• Campanhas de contenção e vacinação
• uma resposta ao espalhamento do vírus
Leave a Reply